"Julgamos que faça parte de um espírito civilizado em nossa época ter travado contato com a forma de pensamento crítico peculiarmente moderno e oportuno e que chamamos sociologia. Mesmo aqueles que não encontram nessa atividade intelectual seu próprio demônio particular, como se expressou Weber, tornar-se-ão, através desse contato, um pouco menos obstinados em seus preconceitos, um pouco mais cuidadosos em seus comprometimentos e um pouco céticos em relação aos comprometimentos alheios – e talvez um pouco mais compassivos em suas jornadas através da sociedade”.(Peter Berger, Perspectivas Sociológicas: uma visão humanística) ·.

“Na entrada para a ciência como na entrada do inferno, é preciso impor a exigência: ‘Que aqui se afaste toda suspeita, que neste lugar se despreze todo medo (Dante Alighieri)’(Marx- Prefácio da Contribuição para a Crítica da Economia Política)

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Considerações sobre o fenomeno urbano.Clique aqui e baixe o texto na íntegra em PDF


Ao longo do século XX, os estudos das cidades e dos fenômenos urbanos motivaram uma admirável e controversa sistematização intelectual. No mundo de hoje , esses estudos requerem uma atualização para posicionar a cidade e os seus efeitos no contexto da pós-modernidade.

Nenhum comentário: